quinta-feira, 26 de abril de 2012

Capitulo 7 - Uma visão geral da célula

Questões para análise 


1. (Fuvest-SP) Quais as diferenças existentes entre células procariontes e eucariontes quanto a núcleo e citoplasma?


2. (Unicamp-AP) Imagine-se observando ao microscópio óptico comum dois cortes histológicos: um de fígado de rato e outro de folha de tomateiro. Cite duas estruturas celulares que permitiriam identificar o corte da folha do tomateiro.


3.(Fuvest-SP) Bacteriófagos foram tratados com fósforo de enxofre radioativos. Sabendo que o fósforo se incorpora ao DNA e que o enxofre se incorpora às proteínas virais, que tipo de radioatividade você espera encontrar no interior de uma célula hospedeira desses vírus? Por quê?


4. (UFG-GO) A maioria dos pesquisadores da área biológica considera complexa a tarefa de definir se os vírus são seres vivos ou seres não vivos. Apresente dois argumentos a favor e dois contra a inclusão dos vírus na categoria dos seres vivos.


Respostas



1. Quanto ao núcleo: eucariontes possuem material genético envolto pelo envelope nuclear. Nas células procariontes não existe envelope nuclear nem um núcleo propriamente dito. 
Quanto ao citoplasma: os eucariontes apresentam organelas com membranas, como retículo endoplasmático, complexo golgiense, mitocôndrias e lisossomos. 
Essas organelas estão ausentes nos procariontes. 


2. Sendo de folhas, as células do tomateiro apresentam cloroplastos, identificáveis ao microscópio óptico comum. Além dessas estrutura, é fácil observar a parede de celulose (ou o vacúolo de sua célula). Essas estruturas não existem na célula animal.


3. Apenas a do fósforo, pois o bacteriófago só injeta o seu DNA.


4. Poderão ser escolhidos dois destes argumentos em cada opção:


A favor: 
1. Os vírus apresentam autorreprodução, embora necessitem de célula hospedeira para se reproduzirem.
2. Eles apresentam capacidade de mutabilidade.
3. Apresentam capacidade de adaptação.


Contra: 
1. São acelulares.
2. Não possuem metabolismo próprio, necessitando, portanto, de constituintes celulares de outro organismo.
3. São considerados parasitas obrigatórios, embora possam se reproduzir quando dentro de célula hospedeira.

Um comentário:

  1. Muito obrigado por perdeu seu tempo postando essas informações... Você me ajudou muito, e deve ajudar a muitas pessoas, obrigado...

    ResponderExcluir