quinta-feira, 28 de abril de 2011

Exercício do capitulo 9

Exercício do capitulo 9

1 – O que significa o valor calórico dos alimentos, expresso em quilocalorias (KCAL) nas embalagens?
O valor calórico dos alimentos, expresso em quilocalorias nas embalagens, refere-se à parcela de energia presente nas ligações químicas das moléculas que o organismo pode utilizar para realizar trabalho.

2 – Explique que são reações de síntese e reações de degradação. Dê exemplos.
Reações de síntese são aquelas em que moléculas mais simples unem-se para formar moléculas de maior complexidade. Nas reações de degradação, moléculas complexas são quebradas, transformando-se em outras mais simples. Por exemplo, a união de aminoácidos para formar proteínas é uma reação de síntese; a quebra do glicogênio em moléculas de glicose é uma reação de degradação de moléculas constituem o catabolismo.
3 – Conceitue anabolismo e  catabolismo.
O conjunto de reações de síntese, por meio das quais um ser vivo constrói as complexas moléculas orgânicas que formam seu corpo, constitui o anabolismo. As reações de degradação de moléculas constituem o catabolismo.
4 – Qual a importância do catabolismo para os seres vivos?
É por meio de reações catabólicas que os seres vivos obtêm a matéria-prima e a energia necessárias à vida.
5- O que é entropia e qual é sua relação com a necessidade que os seres vivos têm de um suplemento contínuo de energia?
Entropia é a tendência natural que a energia tem de se dissipar e que as estruturas organizadas têm de se tornarem desorganizadas. As células necessitam de um suprimento constante de energia para se contrapor ao aumento de entropia, realizando o trabalho necessário para manter sua organização e funcionamento.
6 – Conceitue reação exergônica e reação endergônica.
Reação exergônica é aquela que libera energia para o ambiente.
Reação  endergônica é aquela que absorve energia do ambiente.
7 – Explique o que é uma reação de oxirredução.
As reações de oxirredução são aquelas em que há transparência de elétrons entre as substancias participantes. A substância que doa elétrons é oxidada e a que recebe, é reduzida. A oxirredução de compostos moleculares não envolve transferência completa de elétrons de um átomo para outro, mas alterações nas distancia entre os elétrons e os núcleos dos átomos que participam da ligação covalente.
8 – Por que a combustão do metano ou de outra molécula orgânica é uma reação de  oxirredução ?
Na reação de combustão do metano, este é oxidado por que, nos produtos que se formam (CO2 e H2O), os elétrons estão mais afastados dos núcleos,  dos átomos  de C(no CO2) e dos de H (no h2O)do que estavam as ligações  do CH4 ( O é mais eletronegativo que o C e o H). Ou seja, os átomos de H constituintes do metano, embora não tenham realmente perdido elétrons, ficaram mais afastados do núcleo  do C. por sua vez, o gás oxigênio (O2)é reduzido porque, nos produtos de sua reação com metano (CO2 .e H2O), os elétrons compartilhados nas ligações químicas que se formaram estão mais próximo dos núcleos doa átomos de  O do que estavam nas moléculas de O2. Ou seja, os átomos constituintes das moléculas de O2 não adquiriram elétrons, mas tem elétrons de outra substancias mais perto de si.
9 – O que é energia de ativação?
Energia de ativação é  a quantidade mínima de energia inicial que as moléculas reagentes devem possuir para que uma reação química aconteça.
10 – Por que podemos dizer que a energia potencial química das moléculas orgânicas de nossas células vem originalmente da luz solar?
A luz solar é a fonte primaria de energia para a absoluta maioria dos seres vivos da terra. Por meio de um processo químico denominado fotossíntese, as plantas as algas e algumas bactérias captam energia da luz solar e a transformam em energia química, todos os seres vivos dependem dos seres autotróficos para obter a energia necessária de suas atividades vitais. 
11 – Explique resumidamente a composição do ATP e por que essa substancia é considerada “moeda energética” para maior parte do processo metabólico.
O ATP é um nucleotídeo constituído por uma base nitrogenada, por um glicídio, e por três grupos de fosfatos. A energia do ATP armazenada na ligação entre fosfato pode ser transferida para os mais diversos tipos de processos metabólicos que acontecem na célula. O estoque de ATP em uma única célula é da ordem de um bilhão de moléculas, sendo usado e reposto a cada dois ou três minutos ininterruptamente. Por esses motivos alguns pesquisadores comparam o ATP á moeda energia que circula  no interior da  célula e custeia os gasto metabólicos 
12 – A produção de ATP a partir de ADP e P consomem ou produz energia? E a reação inversa?
O ATP é, em geral produzido a partir de uma molécula precursora semelhante que possui apenas fosfato, o ADP. A síntese de ATP ocorre pela adição de um grupo fosfato inorgânico  ao ADP. Nessa reaçõ0a são consumida cerca de 7,3KCAL por mol de ATP (cerca de 500g) produzido. A reação inversa, em que 1 mol de ATP é degradado a ADP e P , libera cerca de 7,3 KCAL. 
13 – Dê exemplo da participação do ATP em um processo metabólico.
A- Na síntese de diversas substâncias, o fosfato é transferido para um dos reagentes, que adquire assim energia necessária para se unir a outras moléculas e gerar outros produtos. B- No transporte ativo de íons, realizado pelas bombas de sódio e potássio da membrana plasmática, o grupo fosfato liberando o fosfato liberado quebra a ATP combina-se com as proteínas transportadoras da membrana, provocando mudanças em suas estruturas espaciais     
14 – Conceituem respiração celular
Respiração celular é um processo de oxidação aeróbica em que o gás oxigênio oxida moléculas orgânicas a gás carbônico (CO2) e água , liberando energia que é utilizada na produção de moléculas de ATP a partir ADP e P.
15 – Escreva a equação geral para a respiração aeróbia da glicose.
C6H12O6 + 6 O2 + 30 ADP 30PI → 6CO2 + 6 H2O +30 ATP
16 – Cite as principais  etapas da respiração celular  da glicose.
A degradação da glicose na respiração celular ocorre em três etapas metabólica  conhecida como glicólise , ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa. Nas eucarióticas, glicólise ocorre no citosol, enquanto o ciclo Krebs e a fosforilação oxidativa ocorrem no interior da mitocrôndias.   
17 – O que é e onde ocorre a glicose.
É a sequência de dez reações químicas enzimáticas controladas por uma molécula de glicose; e ocorre no citosol. 
18 – Explique por que na glicose apresar de serem consumidas  duas moléculas de ATP por glicose, o rendimento liquido é 2 ATP.
As etapas iniciais da glicose consomem energia, necessária para ativa a glicose e reagir, para cada molécula de glicose que entra no processo a consumido um ATP.
19 – Escreva a equação química que resuma glicose.
C6H12O6 + 2ADP + 2P1 + 2NAD   →   2C3H4O3 +2ATP + 2NADH
20 – Explique o papel do NDA+ em sua forma oxidada e sua forma reduzida (NADH) no metabolismo energético.
É capaz de capturar dois elétrons com alta energia de oxidação.
21 – Por que se pode dizer que a substância denominada acetilcoenzima A (acetil-CoA) É um ponto comum do metabolismo de glicídios e lipídios?
Tanto os ácidos pirúvicos originados da degradação da glicose quanto aos ácidos graxos transformam-se no interior das mitocôndrias.
22 – Explique resumidamente as principais ocorrências do ciclo de Krebs e escreva a equação que resume esse processo.
Com o acido  oxalacético originando acido cítrico e coenzimas.
23 – Por que as reações do metabolismo energético nitocrondial  são reunidas sobre a denominação de fosforilação oxidativa.
O termo fosforilação oxidativa refere-se à produção de ATP  pois a adição ao ADP para formar ATP é uma reação de fosforilação.
24 – o que é a cadeia respiratória, ou cadeia transportadora de elétrons?
Cadeia respiratória é cada um dos conjuntos de substâncias transferidoras de elétrons enfileiradas na membrana interna da mitocôndria.
25 – Descreva sucintamente o modo de atuação dos componentes da cadeia respiratória.
Os citocromos e algumas outras proteínas componentes da cadeia respiratória atuam captando elétrons com certo nível de energia de aceptor anterior e transformando a um nível menor de energia.
26 – Qual é o destino imediato de energia liberada pelos elétrons traduzido pelo NADH e pelo FADH2  durante sua passagem pela cadeia respiratória.
A energia liberada pelos elétrons durante a sua passagem pela cadeia respiratória é usada para forçar a transferência de íons para o espaço existentes entre duas mitocôndrias.         
27 – Explique, em linhas gerais, a teoria quimiosmose para a produção de ATP na mitocôndria.
Diz que a energia liberada pelos elétrons em sua passagem através da cadeia respiratória, denominada por alguns autores por força emotiva.

By: BLK // BO y Y ( GarOtO BaLaKa)  ' Jonatas Rafael '

13 comentários: